O COLESTEROL TOTAL, HDL COLESTEROL (BOM COLESTEROL), LDL COLESTEROL (MAU COLESTEROL), SÃO RESPONSÁVEIS PELA PRODUÇÃO DA MAIORIA DOS HORMÔNIOS; COLESTEROL É UM ÁLCOOL POLICÍCLICO DE CADEIA LONGA, USUALMENTE CONSIDERADO UM ESTEROIDE, ENCONTRADO NAS MEMBRANAS CELULARES E TRANSPORTADO NO PLASMA SANGUÍNEO DE TODOS OS ANIMAIS. É UM COMPONENTE ESSENCIAL DAS MEMBRANAS CELULARES DOS MAMÍFEROS. O COLESTEROL É O PRINCIPAL ESTEROL SINTETIZADO PELOS ANIMAIS.
O Brasil acompanha este fenômeno internacional, apresentando estatísticas onde as principais causas de morte são as doenças cardiovasculares, com valores percentuais em torno de 25%, que são responsáveis por cerca de 250.000 mortes ao ano. Foi realizado um estudo que mostra a capacidade de alimentos com propriedades anti-hiperlipidêmicas em serem mais eficazes na redução do LDL-c (lipoproteína de baixa densidade) do que a dieta com baixo teor de gordura saturada. Os autores do estudo buscaram investigar os alimentos com reconhecida capacidade em diminuir os níveis de colesterol e compará-los com a orientação nutricional baseada apenas na redução da gordura saturada.
Para este estudo foram divididos em grupos. O primeiro grupo ficou com uma dieta rica em alimentos com propriedades anti-hiperlipidêmicas de orientação intensiva. Foram enfatizadas a ingestão diária de fibras solúveis, proteínas da soja, fitoesterois e nozes, bem como a redução de gordura saturada da dieta. Já o outro grupo ficou com uma dieta com baixo teor de gordura saturada. Foi enfatizada apenas a redução de gordura saturada da dieta. No final do estudo, ou seja, após seis meses, o primeiro grupo reduziu em 13,8% os níveis de LDL-c, com uma redução em 26 mg/dL nos níveis plasmáticos. O outro grupo apresentou redução de apenas 3,0%, que representou uma redução em 8 mg/dL nos níveis plasmáticos. Isso mostrou a capacidade dos alimentos específicos em reduzir os níveis LDL-c em seis meses. Esses resultados são importantes para reduzir a mortalidade por doença cardiovascular em pacientes com hiperlipidemia. A maior parte do colesterol presente no corpo é sintetizada pelo próprio organismo, sendo apenas uma pequena parte adquirida pela dieta. Portanto, pode parecer um paradoxo, pois ao contrário de como se pensava antigamente, o nível de colesterol no sangue não aumenta se aumentar a quantidade de colesterol na dieta, mas a dieta ajuda a diminuir a quantidade de colesterol circulatório, este fato é muito importante .
O colesterol é mais abundante nos tecidos que mais sintetizam ou têm membranas densamente agrupadas em maior número, como o fígado, medula espinhal, cérebro e placas ateromatosas (nas artérias). O colesterol tem um papel central em muitos processos bioquímicos, mas é mais conhecido pela associação existente entre doenças cardiovasculares as diversas lipoproteínas que o transportam, e os altos níveis de colesterol no sangue (hipercolesterolemia). É necessária a associação de dieta equilibrada, prática de atividade física e, se não houver controle desejável dos níveis de colesterol, se faz necessário a adição do tratamento medicamentoso junto o tratamento de terapia nutricional.
Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611
Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930
Como Saber Mais:
1. A atividade física pode colaborar na diminuição dos níveis de colesterol sérico...
http://obesidadecontrolada1.blogspot.com
2. As principais causas de morte são as doenças cardiovasculares...
http://gorduravisceral.blogspot.com
3. A capacidade de alimentos com propriedades anti-hiperlipidêmicas são mais eficazes na redução do LDL-c (lipoproteína de baixa densidade)...
http://controladaobesidade.blogspot.com
3. A capacidade de alimentos com propriedades anti-hiperlipidêmicas são mais eficazes na redução do LDL-c (lipoproteína de baixa densidade)...
http://controladaobesidade.blogspot.com
AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.
Referências Bibliográficas:
Jenkins DJ, Jones PJ, Lamarche B, Kendall CW, Faulkner D, Cermakova L et al. Effect of a dietary portfolio of cholesterol-lowering foods given at 2 levels of intensity of dietary advice on serum lipids in hyperlipidemia: a randomized controlled trial. JAMA. 2011; 306(8): 831-9.
Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12º andar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12º andar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com
Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/
Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
Google Maps:
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/
Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
Redes Sociais
↘Acesse nosso canal deixe seu like!
Google Maps: